Banda Infantojuvenil

HISTÓRICO

A Banda Infanto Juvenil foi criada em 1981 e foi oficializada em 1990. É culminância do projeto PRÓ-MÚSICA de autoria do senhor Edson Sguario, que acreditava no poder transformador da música. A primeira apresentação da Banda Juvenil foi no dia 21 de Dezembro de 1991.

A banda passou por várias fases e várias secretarias municipais, e hoje pertence ao Instituto Boa Vista de Música. O projeto foi criado com o intuito de capacitar músicos para a Banda Municipal, e até hoje cumpre esse papel.

Em 2002, foi criado o quadro de professores de naipe da Banda Juvenil, aquisição de mais instrumentos, aumentou-se o número de alunos, estes passaram a receber uma bolsa de estudo no valor de 60% do salário mínimo, ações estas que trouxeram resultados perceptíveis pela sociedade.

A Banda Infanto Juvenil, deu oportunidade para que crianças e jovens pudessem aprender música e executar instrumentos musicais. Esse trabalho deu bons resultados, abriram possibilidades de profissionalização de jovens músicos, e muitos desses alunos hoje estão inseridos no mercado de trabalho como músicos das bandas militares professores em várias instituições, em escolas, igrejas, associações, etc.

PEDAGOGIA, MÉTODO DESENVOLVIDO

Consiste nos ensinamentos de toda linguagem musical correspondente ao primeiro básico, musicalização e rítmica (Método Dalcroze), divisão métrica, solfejo, teoria e prática (execução).

REPERTÓRIO MUSICAL


Estilos Musicais Tocados: Todos os estilos.
Compositores: Nacionais e internacionais.

INSTRUMENTOS UTILIZADOS

Flauta, Clarinete, Saxofone Alto, Saxofone Tenor, Trompete, Trombone, Teclado, Bombardino, Trompa, Baixo, Bateria, Percussão, Guitarra, Baixo Elétrico e Vocal.

ANO DE CRIAÇÃO

1981

E HOJE, DEFINIÇÃO DO PROJETO, OBJETIVOS

A Banda Infanto-Juvenil destina-se a formação cultural, artístico musical e social de jovens de ambos os sexos, possibilitando o aprimoramento de suas técnicas musicais, estabelecendo o aprendizado até que esse aluno esteja apto a executar um instrumento musical.