Orquestra de Violões

HISTÓRICO

O Projeto Orquestra de Violões foi uma iniciativa cultural da Prefeitura Municipal de Boa Vista, executada pela Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura de Boa Vista – FETEC. O Projeto foi criado por Sérgio Barros, em Fevereiro de 2004 destinado à criação, bem como expansão do ensino musical clássico e popular em nossa sociedade, uma vez que educar através de um processo de musicalização é influenciar, de forma positiva, na vida social, pessoal e profissional daqueles que os integram.

A Orquestra iniciou com 130 alunos na faixa etária de 10 a 24 anos. De lá para cá já fez diversos recitais em locais públicos e escolas de Boa Vista.

E HOJE, DEFINIÇÃO DO PROJETO, OBJETIVOS

Implementar um sistema de ensino musical aos jovens (crianças e adolescentes), para difundir a música, em todo município de Boa Vista. Desenvolver e promover a aquisição de conhecimento sobre a musicalidade, criando no jovem músico o hábito de ouvir e interpretar música. Manter um número considerado de jovens comprometidos com o seu desenvolvimento intelectual, cultural e social, abrindo-lhes a visão para uma opção saudável de vida.

PEDAGOGIA, MÉTODO DESENVOLVIDO

As aulas deste curso são ministradas por meio de exposições teóricas e atividades práticas, com participação dos alunos nos trabalhos em grupo, com aulas de teoria, solfejos rítmicos e melódicos, técnica instrumental e repertório.
Corpo docente formado por profissionais capacitados, que faz uso de uma linguagem jovem e de fácil assimilação.

REPERTÓRIO MUSICAL

  • Estilos Musicais Tocados: Música Popular Brasileira, Internacional, chorinhos e eruditas
  • Compositores: Vários

INSTRUMENTOS UTILIZADOS

Violão, teclado e percussão

ANO DE CRIAÇÃO

2004