Apresentação

Desde a sua criação em 2005, o Instituto Boa Vista de Música – IBVM tem como finalidades sociais o ensino gratuito de música, a inclusão social, a promoção da cidadania, o desenvolvimento artístico cultural de crianças e adolescentes.

O IBVM tem duas vertentes: uma cultural composta dos grupos artísticos constituidos de músicos profissionais e dos professores do Instituto, que são a Banda Municipal, a Banda Realce e a Orquestra de Câmara, que tem por objetivo a disseminação da cultura musical em Boa Vista e a outra, social que desenvolve projetos sócio-educacionais destinados às crianças e adolescentes de 7 a 18 anos que são: a Banda Infanto-Juvenil, a Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil e a Orquestra de Violões.

Os projetos sociais atendem o público infanto-juvenil, priorizando centenas de crianças dos bairros periféricos oportunizando a aprendizagem dos mais diversos tipos de instrumentos sinfônicos e populares, contribuindo com a formação intelectual e profissional deles e despertando novos valores e inteligências.

Além desses projetos permanentes temos uma atividade de produção de eventos. Trata-se de: projetos pedagógicos como o projeto de turnê Música na Mochila, sócio-culturais como o Igarapé Musical, o Festival Internacional de Violões na Floresta Amazônica e os projetos artístico-culturais IBVM Jazz Festival.

Todos os projetos do IBVM são desenvolvidos em parceria com a Prefeitura Municipal de Boa Vista e Fetec.

As atividades do Instituto Boa Vista de Música garantem um acesso livre e gratuito para todos os participantes e a população.

Para a realização desse trabalho, contamos também com a ajuda de parceiros que fomentam não só a cultura, mas também um trabalho de resgate e inclusão social de centenas de crianças oriundas dos mais diversos bairros, as quais são atendidas por nossos projetos.

É meta do IBVM atender anualmente 710 crianças e adolescentes. Para isso contamos com o seu apoio!