Diretor Presidente

FRANCISCO CARLOS FELÍCIO

 

 

Nasceu em 12 de julho de 1954, na cidade de Aparecida, SP.
Aos sete anos de idade, iniciou seus estudos de música em um projeto social na sua cidade e participou de vários cursos no Estado de São Paulo.
Em 1973, ingressou nas fileiras do Exército Brasileiro, como músico militar, onde seguiu carreira nas forças armadas.

Estudou com mestres como o Major Fortuna, professor e coordenador da Universidade Federal do Rio de Janeiro, o Maestro Galliard, professor e diretor da Escola de Música de Tatuí/ SP e Maria Luisa Priolli, professora e escritora da Escola Nacional de Música do Rio de Janeiro.

Em 1987, formou-se mestre de música, na Escola de Instrução Especializada do Exército, no Rio de Janeiro.
Como mestre de música e regente, esteve à frente de várias bandas militares. Também é formado em Educação Artística pela Faculdade Claretiano.

No ano de 1998, foi transferido pelo exército de São Paulo para Boa Vista/RR onde foi o mestre de música da Banda da 1ª Brigada de Infantaria de Selva. Em 2000, foi transferido para a Banda da Academia Militar das Agulhas Negras em Resende /RJ, onde encerrou sua carreira militar.

Em 2002 novamente foi transferido para Boa Vista, onde assumiu de imediato como maestro adjunto, a Banda Municipal de Boa Vista. No ano seguinte, foi convidado para ser o maestro da Banda Juvenil e em 2004 foi o Adjunto da Banda Municipal e Maestro da Banda Juvenil e o Maestro da Orquestra Sinfônica Infantojuvenil, convite que recebeu em 2004.

Em 2005 foi criado o Instituto Boa Vista de Música – IBVM e Maestro Felício (como é popularmente conhecido), contribuiu na legislação de criação da instituição e foi um dos fundadores do IBVM, assinando a Ata de Constituição do Instituto como fundador e um dos 10 (dez) mais antigos. Em seguida, já foi convidado para ser o Diretor Musical e Maestro do Instituto, criando vários projetos, entre eles: a Orquestra de Câmara, Projeto de Musicalização, Projeto de Percussão, Flauta Doce e Canto Coral Infantil, Inclusão em Sol Maior, reestrutura da Orquestra de Violões, entre outros que vem sendo criados e reformulados para atender a demanda que cresce a cada ano.

Com a inauguração do Teatro Municipal de Boa Vista em 2017, o IBVM teve a oportunidade de fazer todo um movimento artístico não apenas com a música, mas com outras linguagens artísticas, como a dança e o teatro, produzindo grandes espetáculos. Sempre aliando o atendimento aos projetos sociais à parte artística e o movimento cultural da cidade de Boa Vista.

Francisco Carlos Felício, foi Diretor Musical do IBVM entre os anos de 2005 a 2018 e desde a sua chegada, vem mudando a forma de trabalho e ensaio dos músicos, focando no desenvolvimento de cada um e no comprometimento com a música, estudando e pesquisando repertórios que agradem ao público e seja atrativo para os espetáculos dos grupos musicais. Com os projetos sociais, sua preocupação sempre foi o ensino da música de fato, para que assim, o IBVM atenda sua proposta de criação.

Atualmente, é o Diretor Presidente do IBVM.