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Inclusão em Sol Maior

A proposta do projeto consiste em uma ação educativa inclusiva de aulas de música baseadas no
Método Orff e direcionadas a crianças com deficiência, transtornos globais de
desenvolvimento e altas habilidades/superdotação que inicialmente aconteceriam em quatro (04) escolas do município
de Boa Vista, em suas salas de recursos multifuncionais, durante o ano letivo de 2017.

A proposta era atender 15 alunos nas escolas municipais, totalizando 30 alunos durante o ano, no entanto com a boa repercussão e a credibilidade do IBVM, a demanda das salas multifuncionais aumentou. Nas duas escolas no primeiro semestre foram atendidos 36 alunos e no Centrinho foram atendidos 104 alunos no segundo semestre do ano de 2017.

Para que houvesse um monitoramento eficiente do desenvolvimento de cada criança e melhor resultado de todas as ações, foram definidas duas formas de monitoramento, sendo a primeira feita durante as aulas em grupo com avaliações técnicas e prática das ações e a segunda de forma individual onde é observado o comportamento e o desenvolvimento psicomotor da criança. As avaliações são feitas em parceria com os pais dos alunos, psicólogos e professores das salas de recursos multifuncionais das escolas participantes do projeto, sendo gerado um relatório individual sobre cada aluno.

Inicialmente esperava-se que com o ensino da música voltado para crianças com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, ferramenta de grande valia para o desenvolvimento da criança, as mesmas obtivessem avanços no que diz respeito ao seu aprendizado, desenvolvimento psicomotor e avanços comportamentais. No entanto, o projeto superou todas as expectativas, sendo fruto de pesquisas científicas, recebendo convites para a ampliação e atuação em outras escolas e instituições que cuidam de crianças como, por exemplo, as Casas-mães do Município de Boa Vista, além de receber convite para uma nova parceria com a Universidade Federal de Roraima – UFRR, para melhoria de suas ações e capacitação de uma maior número de professores para atuarem nas escolas locais.

Embora não haja ainda um termo de cooperação técnica formalizado entre o IBVM e a SMEC, a parceria do IBVM com as ações municipais ocorrem através de um contrato de gestão com a Fundação de Educação, Turismo, Esporte e Cultura – FETEC, em que a meta de atender crianças com necessidades especiais está contemplada no plano de trabalho e contrato de gestão entre IBVM e FETEC.

PEDAGOGIA, MÉTODO DESENVOLVIDO

Concomitantemente a ação educativa com as crianças, foi elaborado um projeto pedagógico multiplicador de formação dos
professores ao método Orff, com o intuito de capacitá-los para atuarem em suas escolas e salas multifuncionais de forma independente.

As aulas de música foram programadas da seguinte forma: duas oficinas por
semana com uma duração total de 1h30 cada, segunda-feira e quarta-feira em
uma escola, terça-feira e quinta-feira em outra e sexta-feira aulas de capacitação para os professores com duração de 4h. O projeto foi pensado inicialmente a ser executado em duas escolas por semestre
as quais tinham melhores condições físicas e de infraestrutura para receber o projeto, totalizando quatro (04) escolas como projeto piloto. No entanto, com a repercussão do projeto no primeiro semestre, houve o convite para expansão ao Centro Municipal Integrado de Educação Especial do Município de Boa Vista, popularmente conhecido como “Centrinho”, pois abrangeria um maior número de crianças, inclusive as que estudavam nas duas escolas que seriam atendidas no segundo semestre. Dessa forma o Centrinho foi atendido pelo projeto no segundo semestre de 2017.

ANO DE CRIAÇÃO:

2017