HISTÓRICO
A orquestra infanto-juvenil foi criada através da Lei municipal nº 596 de 10 de Dezembro de 2001.
O projeto Orquestra Sinfônica Infanto-Juvenil de Boa Vista desenvolve-se num contexto de ensino formal de música que utiliza instrumentos diversos despertando na criança o apreço ao fazer música, desenvolvendo também a educação e a disciplina nas crianças.
Dentre esses dez anos, várias modalidades de instrumentos foram ensinados às crianças, propiciando condições à socialização, despertando valores sociais, estéticos e morais; com a prática instrumental em conjunto é intensificado o interesse e envolvimento dos alunos e familiares com a música e com a escola.
Como fruto do desenvolvimento dessas grandes habilidades artísticas, destacam-se alguns alunos que tornaram-se compositores, solistas e professores, capazes de promover e melhorar a qualidade do ensino de música, assim como o ensino-aprendizagem de diversos instrumentos.
E HOJE, DEFINIÇÃO DO PROJETO, OBJETIVOS
O Projeto visa prioritariamente o ensino da música à crianças e adolescentes de diversas faixas etárias e grupos sociais. Através disto, desenvolver também a educação e a disciplina, despertando valores sociais, morais e éticos e promovendo à socialização.
PEDAGOGIA, MÉTODO DESENVOLVIDO
Ao iniciar, a criança passa pela musicalização infantil, conhecendo as notas, altura, som e tudo relacionado à introdução musical, depois será encaminhado para conhecer os instrumentos que compõem uma orquestra sinfônica e por afinidade, e com a ajuda do professor escolhe a melhor opção de instrumento para ele.
As aulas são primeiramente individuais para o desenvolvimento focado nas dificuldades de cada aluno, depois na aulas em grupo com outros instrumentos, oficinas e ensaios gerais permitindo ao aluno conhecer as diferentes maneiras de desenvolver o repertório.
REPERTÓRIO MUSICAL
- Estilos Musicais Tocados: Musicas Populares e Eruditas.
- Compositores: Luiz Gonzaga, George Philipp Telemman, J. S. Bach, Johan Strauss, Beethoven, Vivaldi, dentre outros
INSTRUMENTOS UTILIZADOS
Flauta-doce, Violino, Viola, Violoncelo, Contra-baixo acústico, Flauta transversal, Oboé, Clarinete, Trompa, Trompete e Trombone.
ANO DE CRIAÇÃO
2001