Concerto celebra legado histórico de Beethoven e Mozart nesta quinta-feira (23) no Teatro Municipal

Sem dúvidas, quando se trata de música de concerto, os nomes de Wolfgang Amadeus Mozart e Ludwig van Beethoven estão entre os mais lembrados. E para celebrar esses dois grandes compositores, o Instituto Boa Vista de Música (IBVM) apresenta nesta quinta-feira, 23, um concerto especial no Teatro Municipal de Boa Vista, a partir das 20h, na sala Roraimeira. 

O espetáculo contará com a regência do maestro Luciano Camargo e tem como proposta apresentar obras do classicismo vienense, em que os ambos os compositores se destacam. O Coral Universitário da Universidade Federal de Roraima (UFRR) também vai abrilhantar o concerto em uma das obras.   

A primeira parte do concerto será apresentado pela Orquestra Sinfônica do IBVM, executando duas obras de Mozart: a abertura da ópera “As bodas de Fígaro” e a Sinfonia nº 41 em Dó maior “Júpiter”

A sinfonia é composta por 4 movimentos: Allegro vivace – um movimento vívido e intenso; Andante cantabile – um movimento lírico e delicado, com grande profundidade emocional; o Menuetto Allegretto, a animada estilização da dança aristocrática do século XVIII e o célebre movimento final, Molto Allegro, que apresenta o contraponto estrito que confere monumentalidade à obra que, em sua publicação, ganhou a alcunha de “Júpiter“. 

“A Sinfonia nº 41 foi a última das sinfonias escritas por Mozart, e é caracterizada por uma monumentalidade inédita nas obras sinfônicas do compositor, que virá a influenciar de forma decisiva a escrita de Beethoven e os rumos que a forma sinfonia passa a tomar no romantismo germânico do século XIX”, explicou o maestro Luciano Camargo. 

Maestro Luciano Camargo será o regente do espetáculo

No segundo e último ato do espetáculo, o Coral Universitário da UFRR subirá ao palco para se juntar à Orquestra Sinfônica do IBVM para executar a breve cantata Mar tranquilo e próspera viagem (op. 112 de Ludwig van Beethoven). 

“A obra é baseada no poema homônimo de Johann Wolfgang von Goethe, célebre poeta do romantismo alemão, que narra a preocupação de um barqueiro que encontra-se à deriva em um mar excessivamente calmo, sem ventos, e o seu entusiasmo ao ver os ventos soprando novamente e estufando as velas, lançando o barco em disparada para o retorno à terra”, ressalta o maestro.

A obra é dividida então em duas partes: Mar tranquilo, que é uma introdução lenta e melancólica e representa a agonia do barqueiro, e a Próspera viagem, uma música agitada que invoca o movimento animado do barco navegando com a força dos ventos que voltam a soprar.

INGRESSOS – Aqueles que desejam apreciar o concerto, os ingressos já estão à venda no site Bilheteria Digital, aos valores de R$ 20 (meia) e R$40 (inteira). Mais informações podem ser obtidas no perfil do IBVM no Instagram: @ibvmrr.

O Projeto – O “Ciclo das Quintas” foi criado em parceria com a Prefeitura de Boa Vista com objetivo de difundir a cultura musical através dos projetos do IBVM, ao mesmo tempo em que trabalha a formação de plateia e oferece ao público boa-vistense mais uma opção de cultura e entretenimento. 

Com um vasto repertório, o projeto apresenta emocionantes espetáculos musicais, promovendo o acesso a um conteúdo musical diferenciado e abrangendo vários períodos históricos da música de concerto e popular.

Fábio Cavalcante

Postado por Fábio Cavalcante

Jornalista, fotógrafo e músico de Boa Vista-Roraima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *