Warning: Undefined array key "selected" in /home/storage/8/05/3f/ibvmrr1/public_html/site/wp-content/plugins/wp-smushit/core/modules/class-lazy.php on line 136
function my_custom_mime_types( $mimes ) { $mimes['pdf'] = 'application/pdf'; return $mimes; } add_filter( 'upload_mimes', 'my_custom_mime_types' );

CICLO DAS QUINTAS – IBVM apresenta concerto com obras de Dvořák e Wagner

As obras do Romantismo são marcadas por uma estética de novas experimentações, tanto em termos de sonoridade e tonalidade, quanto em poesia

Nesta quinta-feira, 25, às 20h, tem mais uma edição do projeto Ciclo das Quintas, que contará com novo concerto apresentado pela Orquestra Sinfônica do Instituto Boa Vista de Música (IBVM). Dessa vez, serão apresentadas obras dos compositores românticos Antonín Dvořák e Richard Wagner. O evento será na Sala Roraimeira do Teatro Municipal e os ingressos já podem ser adquiridos no site Bilheteria Digital.

O projeto é fruto de uma parceria entre IBVM e a Prefeitura de Boa Vista, visando a formação de plateia e a difusão das mais diversas vertentes musicais com um vasto repertório que promovem acesso a um conteúdo musical diferenciado e abrangendo vários períodos históricos, desde a chamada “erudita” até a popular.

“Ao final de cada apresentação, percebemos o interesse e o crescimento do público com respeito à música ‘clássica’ ou ‘erudita’. Inclusive, muitos até nos dão sugestões de obras e compositores consagrados da música para que a Orquestra Sinfônica do IBVM execute nos próximos concertos. Isso mostra que esse tipo de música não pode ser mais visto como ‘elitizada’, pois está acessível a todos”, explicou o diretor artístico do IBVM, Beany Cabrera.

O Romantismo, período em que Dvořák e Wagner são situados, abrange os anos entre 1810 e 1920, e é descrito como uma era de transformações em diversos campos da arte, como a música. As obras desse período são marcadas por uma estética de novas experimentações, tanto em termos de sonoridade e tonalidade, quanto em poesia.

Conheça os compositores que serão homenageados neste concerto:

RICHARD WAGNER – Compositor alemão nascido na cidade de Leipzig em 1813, é conhecido pelas óperas e “dramas musicais” recheados de texturas complexas, harmonias ricas e orquestração. Wagner influenciou a música europeia através dos avanços da linguagem musical. Na abertura do concerto será executada a abertura “Rienzi”, baseada em umas das suas primeiras óperas.

Diferentemente de outros compositores, que ao escrever uma opera delegava as funções de libreto a outros, ele mesmo era responsável pela montagem total da obra, escrevendo em forma de poemas. Além disso, ao contrário do que ocorre numa opera italiana, onde o solista fica em destaque com o acompanhamento da orquestra de suporte, o solista das operas de Wagner precisam ter uma potência vocal maior já que a toda a orquestra acompanha em peso os cantores.

ANTONÍN DVOŘÁ– Compositor romântico nascido 1841 na cidade de Nelahizeves, República Checa, Dvořák tinha um estilo próprio como o expoente máximo que combinou o idioma nacional com a tradição sinfónica, integrando influências populares. Ele tinha a capacidade de criar belos temas e incorporar harmonias complexas às obras que finalmente, faziam muito bem aos ouvidos.

A Orquestra Sinfônica do IBVM vai estrear a Sinfonia Nr. 09, intitulada “Novo Mundo”, composta na estadia do compositor a convite dos Estados Unidos em Nova York para assumir como diretor do Conservatório Nacional de Música da cidade.

Nesta obra, ele buscou colocar melodias que ele achava características populares dos povos americanos, sendo assim o primeiro compositor não americano em fazer uma homenagem ao país desta forma. Na sua obra podemos observar também melodias eslavas próprias da saudade que sentia da sua terra.Música

Fábio Cavalcante

Postado por Fábio Cavalcante

Jornalista, fotógrafo e músico de Boa Vista-Roraima.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *