Percussão e Musicalização

HISTÓRICO:

O Projeto Academia de Percussão foi criado em fevereiro de 2019 com a proposta de ensinar música tendo como fundamento, quatro pilares: a socialização, disciplina, percepção e o ritmo.  Sendo assim, o Projeto tem como objetivo proporcionar aulas de musicalização e percussão para 1000 (mil) crianças com faixa etária entre 2 a 12 anos de idade nas praças públicas da cidade de Boa Vista/RR. O projeto surgiu de uma demanda da própria sociedade, que sentiu a necessidade de procurar o IBVM solicitando que a instituição implantasse um de seus projetos sociais em uma determinada região da cidade de Boa Vista, tendo em vista o grande aumento da criminalização e violência no local.

Nesse sentido, por meio de uma pesquisa de campo e conversa com a comunidade local, o IBVM implanta em um primeiro momento o Projeto Academia de Percussão, que tem como base a musicalização por meio da percussão no Bairro Cidade Satélite, com suas aulas acontecendo na quadra da Escola Municipal Professora Glemíria Gonzaga Andrade, local bastantes estratégico da região.

Os objetivos específicos do projeto consistem em tirar crianças e adolescentes da ociosidade, tendo em vista que as praças selecionadas para participar do projeto são praças localizadas em áreas de risco social e que possuam proximidade com abrigos destinados aos refugiados venezuelanos (indígena e não indígenas); iniciar crianças e adolescentes no processo de musicalização (a música desenvolve as múltiplas inteligências beneficiando o indivíduo de forma transversal) e; valorizar as músicas locais, além de apresentar novos ritmos (a música é uma forma de valorizar e fortalecer a cultura, fazendo com que o indivíduo desenvolva o sentimento de pertencimento dos diferentes grupos sociais, muito importante em uma região tríplice fronteira, predominantemente indígena e que passa por um grande processo migratório e de crise humanitária).

A música gera mudanças no comportamento das pessoas e proporciona prazer a quem ouve, favorece uma vasta experiência e vivência com as estruturas musicais, além de facilitar a convivência entre os indivíduos, desenvolvendo as múltiplas inteligências, o pensamento crítico e as emoções por meio da sua linguagem musical. Nesse contexto, a percussão se apresenta como uma alternativa viável tanto pelo âmbito econômico, quanto pelas possibilidades metodológicas que podem ser trabalhadas no processo de ensino-aprendizagem dos envolvidos.

Econômico, pois diante das dificuldades financeiras de se adquirir instrumentos musicais em razão dos mesmos possuíram um alto valor aquisitivo, a confecção de instrumentos recicláveis com a utilização de materiais como latas, baldes e garrafas pet, torna-se uma possibilidade de baixo valor financeiro, além de ser altamente sustentável.

Inúmeras possibilidades metodológicas, porque além da aula de música propriamente dita, outas temáticas podem ser trabalhadas com a música de forma transversal, como a educação ambiental (por meio da reciclagem), o trabalho em equipe (na hora de procurar e organizar o material coletado), além da inserção de outras artes (como no processo de confecção dos instrumentos e pintura dos mesmos).

O estudo e prática da percussão pode ser aplicado em qualquer faixa etária e resultam em inúmeros benefícios físicos, culturais, sociais e mentais, dentre eles podemos destacar o ritmo (físico), que é básico no fundamento humano, trabalhando a coordenação motora, a atividade física moderada, o relaxamento e o uso das capacidades motoras finas. A atividade percussiva pode ser apreciada por todas as pessoas (cultural), independente do grupo social em que o indivíduo está inserido, religião, classe social e preferências musicais, possibilitando que grupos distintos se conheçam e se respeitem mutuamente. Por ser uma atividade realizada em grupo, a percussão gera um ambiente colaborativo e de apoio, tendo em vista que os indivíduos estão produzindo música em conjunto (social), portanto, a convivência de uma atividade em grupo faz com que as pessoas se aproximem físico, emocional, mentalmente, além do desenvolvimento cognitivo e das múltiplas inteligências (mental).

Um projeto que utiliza a musicalização juntamente com a percussão torna-se um importante aliado no combate à ociosidade, evasão escolar, entre outros pontos já citados. Além disso, como o projeto propõe a utilização de material reciclável para a confecção dos instrumentos musicais, este ainda combina a educação ambiental, a sustentabilidade, as artes visuais e a música no mesmo processo, que inclusive, podem ser feitos por pessoas que nunca tiveram nenhum contato com a música.

Para alcançar esses objetivos, o projeto conta com professores altamente capacitados e com vasta experiência na atuação em projetos sociais de musicalização para crianças. Esses professores trabalharão ritmos diversificados, percussão corporal, noções de toques, prática em conjunto, confecção de instrumentos com materiais recicláveis, entre outros conteúdos.

ANO DE CRIAÇÃO:

2019